Procuração INSS 2020: Tipos, Prazo de Validade

Se você precisa resolver algum problema, realizar alguma solicitação no INSS, receber o pagamento de um auxílio ou benefício e não poderá comparecer até a unidade, é possível fazer a procuração INSS 2020. Para saber como fazer a procuração INSS 2020, quais os tipos, os prazo de validade e tirar todas as dúvidas, leia o artigo completo a seguir!

Procuração INSS 2020

Procuração INSS 2020

Procuração INSS 2020

A procuração INSS 2020 é um documento que possibilita que a parte interessada seja substituída por outra pessoa e que mesmo assim, consiga praticar todo os atos que seriam restritos apenas ao titular do direito.

Ou seja, falando se forma mais simples, é o ato de se fazer representar por outra pessoa que poderá agir como se o titular fosse. Esse documento deverá ser passado para uma pessoa de total confiança.

Essa transferência de poderes de dar através de um documento chamado procuração, nesse documento deve conter os dados das duas pessoas, o que está transferindo os direito e o que está recebendo os direito, os dados são os pessoais, como: nome completo, CPF, identidade, estado civil, endereço completo.

✓ Consulte as atualizações das tabelas:

Além desses dados, outros serão de grande importância, que são os direito que serão cedidos, por exemplo: requerer documentação, marcar exames, fazer pedidos, solicitar benefícios, receber pagamento, consultar extratos, entre outros.


Tipos de Procuração INSS 2020

Existem duas espécies de procuração INSS 2020, veja quais:

  • Procuração Pública: A maioria dos requerimento que devem ser feitos perante o INSS 2020 por procurador, precisa de uma procuração pública, isso porque, as duas partes deverão se dirigir a uma cartório, informar todos os deus dados perante um escrivão, juntamente com duas testemunhas e assinar a documentação. A procuração pública tem a chamada fé pública, que dar muito mais credibilidade a documentação apresentada;
  • Procuração Particular: Quando falamos sobre a procuração particular, falamos de um documento que pode ser feito por qualquer pessoa e assinado pelo titular do direito. Geralmente as pessoas usam o documento já fornecido pelo próprio site do Meu INSS 2020, onde já contem todos os dados que deverão ser informados, tenha acesso a esse documento clicando aqui. É importante salientar que a procuração particular não serve para todas as ações perante o INSS, só para as mais simples, devendo para as ações mais complexas fazer uma procuração pública.

Tipos de Procuração INSS 2020

É importante levar em consideração que só poderão ser representante ou representado pessoas com mais de 18 anos. A única possibilidade do menor de 18 anos conseguir fazer parte de uma procuração é se ele for maior de 16 anos e estiver emancipado.


Prazo de Validade da Procuração

Para saber quanto tempo vale uma procuração, informamos que irá depender bastante do que está sendo solicitado. Se por acaso a procuração INSS 2020 for para requerer alguma documentação, informação ou requerer alguma documento, o prazo será até a conclusão do pedido.

Se o detentor da procuração não quiser mais o poder que lhe foi atribuído, este poderá fazer uma renuncia ou revogação, nessa caso a procuração irá parar de valer de forma imediata.

Caso a procuração seja feita para receber pagamentos, benefícios, auxílios ou outras verbas, o prazo da procuração só valerá por 12 meses, sendo necessária a renovação do documento para validar novo recebimento.

A indicação é que  seja renovado antes de completar os 12 meses, para não correr o risco de ficar algum mês se receber, nesse caso não será necessárias nova procuração, apenas apresentar documentos oficiais.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Procuração INSS 2020: Tipos, Prazo de Validade

Adicionar Comentário