Pente Fino INSS 2020: Quem é chamado? Entenda!

Como já aconteceu em anos anteriores, a operação Pente Fino INSS 2020 voltou novamente para encontrar pessoas que estão utilizando recursos do INSS de forma indevida e encontrar erros na administração do órgão. Portanto, é de grande importância se manter informado sobre o Pente Fino INSS 2020.

Pente Fino INSS 2020

Pente Fino INSS 2020

Continue lendo este artigo para saber tudo que está acontecendo, e principalmente quem será chamado e poderá perder o seu benefício! 

Pente Fino Previdência Social

É importante, já de início salientar que o INSS já foi alvo de diversas operações federais devido a irregularidades e até contravenções da Lei, pois recursos deste órgão Federal eram utilizados muitas vezes de formas ilegais par benefício próprio de seus funcionários.

Portanto, é comum que o INSS 2020 passe por certas “peneiras”, ou um “Pente Fino”, para determinar as ilegalidades e erros administrativos que podem estar acontecendo sem que o Ministério Público saiba.

Desta forma, o Pente Fino INSS 2020 nada mais é do que uma investigação para determinar certas falhas na funcionalidade do órgão e dessa forma, cancelar benefícios que não são mais necessários de serem pagos e irregulares.

 ✓   Saiba mais informações sobre a Previdência Social 2020

Ou seja, se você é beneficiário do INSS e está dentro de todas as regras para ser um dos membros, você não será alvo desta operação.


Quem é convocado pela operação?

Esta operação possui vários alvos a serem examinados e chamados para dar explicações e atualizações de informações, para os condutores do Pente Fino INSS 2020.

Dessa forma, se você quer saber se está encaixado no perfil de pessoas a serem chamadas, confira a lista abaixo:

  • Familiares de detentos que recebem o Auxílio-reclusão;
  • Aqueles que estão a vários anos sem renovar a perícia INSS 2020 médica e estão recebendo continuamente o Auxílio-Doença;
  • Pessoas que se aposentaram por invalidez e possuem menos de 60 anos de idade;
  • Qualquer aposentado que não fez a última prova de vida para constatar a legalidade do seu benefício.

Pente Fino INSS 2020

Lembrando que todos os beneficiários que forem chamados para prestar esclarecimentos, não terão os seus benefícios cortados, eles estão sendo chamados justamente para comprovar que merecem receber esses auxílios.

Portanto, caso comprovem novamente a necessidade real de receber o seu benefício, poderá continuar recebendo sem problemas, porém, quem for flagrado como recebimento irregular, terá o benefício bloqueado em u prazo de 30 dias.


Consulta do Pente Fino INSS 2020

Quando a operação do Pente Fino INSS 2020 teve seu início, foram separados os nomes de milhares de brasileiros, dos quais fazem parte atualmente como beneficiários do órgão.

Com isso, o objetivo é examinar cada uma dessas pessoas afins de saber quais delas possuem irregularidades com o INSS 2020 e prestar declarações para a regularização.

Com isso, muitas pessoas ficaram ansiosas e preocupadas com razão para saberem se os seus nomes estão nesta lista.

Porém, o próprio INSS é quem irá comunicar por meio de cartas e e-mail todas essas pessoas, as convocando assim, para prestação de esclarecimentos, como descrito pelo site MixVale, confira abaixo: 

O INSS fará avisos por meios eletrônicos, como os caixas eletrônicos da rede bancária. Cartas serão enviadas aos beneficiários e, antes do corte da renda, haverá publicação no Diário Oficial da União.

Porém, existe uma forma de fazer uma consulta INSS 2020 no site do órgão através do portal na internet Meu INSS 2020 para determinar se você foi chamado ou não.

Veja abaixo como fazer essa consulta:

  • Entre no site do Meu INSS através deste link de acesso;

  • Depois vá no menu lateral do lado esquerdo da tela e procure por “Declaração de Benefício”;
  • Clique em “fazer login” em seguida;
  • Caso não tenha uma conta, basta criar uma diretamente na nova janela que irá se abrir;

  • Faça então o login no sistema;
  • Ao entrar, veja todas as informações sobre declarações do seu benefício e se você foi um dos convocados para ir até uma das sedes do INSS prestar declaração.

Apenas com esses passos, você poderá saber se é um dos convocados e já se preparar antecipadamente para sua consulta. E então, definir melhor uma defesa e manter o seu benefício como seu direito a recebimento.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 8

Pente Fino INSS 2020: Quem é chamado? Entenda!

Adicionar Comentário