Auxílio Reclusão 2020: Quem Tem Direito? Valor

Uma das medidas que geram maior controvérsia do Governo Federal, é com o pagamento do Auxílio Reclusão 2020 aos parentes de detentos criminais. Com isso, o Governo por meio do INSS gasta milhões de reais anualmente em seu programa social Auxílio Reclusão 2020 para garantir que os dependentes dos detentos possam continuar uma vida mais tranquila sustentável na ausência de seu parente recluso.  

Auxílio Reclusão 2020

Auxílio Reclusão 2020

Para saber como solicitar e se você tem direito a receber o Auxílio Reclusão, continue nos acompanhando!

O que é o Auxílio Reclusão?  

De forma resumida, o Auxílio Reclusão 2020 é um pagamento que o INSS paga a todas as famílias que possuem uma criança abaixo dos 21 anos de idade e tem um de seus responsáveis recluso por cometer algum crime.

O Governo entende que o afastamento de um dos responsáveis, a criança fica exposta a uma menor qualidade de vida. Devido a isso, são feitos pagamentos ao outro responsável pelo dependente para auxiliar na qualidade de vida da família.

Lembrando que não são todos os detentos brasileiros que possuem direito a este benefício. Somente aqueles que estiverem dentro das regras aceitáveis poderão solicitar este auxílio.


Quem tem direito a Ajuda Reclusão?

Como já dito, nem todos os reclusos possuem direito de solicitar este benefício. Existem algumas regras que determinam quem poderá ou não ter direito a receber o Auxílio Reclusão 2020 da Previdência Social 2020.

Essas regras foram criadas para tentar determinar até que ponto o detento poderá continuar a ajudar na renda familiar. Veja abaixo todas as regras de solicitação:

  • Somente quem estiver em regime fechado ou semiaberto poderá fazer a solicitação, desde que tenha algum dependente com idade inferior a 21 anos;
  • O detento não poderá ter uma renda extra independente de sua reclusão como outros benefícios como Auxílio Doença INSS 2020;
  • Para solicitar este benefício, o detento deverá ter contribuído com o INSS antes de ter sido preso e seu salário mensal não poderá ter sido superior a um salário mínimo nacional.

Auxílio Reclusão 2020

De acordo com as regras acima apresentadas, quem estiver dentro delas, poderá solicitar o Auxílio Reclusão 2020 no site do INSS.


Como solicitar o Auxílio Reclusão 2020

Ao identificar as regras para solicitação do Auxílio Reclusão 2020. Caso sua família esteja enquadrada nas regras, basta fazer um agendamento para poder dar entrada no benefício.

Para este procedimento, será necessário que a família do detento tenha todos os documentos do recluso e de seus dependentes. Com isso, a solicitação passará para o INSS que irá averiguar todos os dados e se a família realmente precisa receber o benefício inteiramente.

Confira abaixo como realizar esse procedimento através do Meu INSS 2020:

  • Clique aqui para ser redirecionado até a página, ou procure no Google por “Meu INSS”;
  • Após isso, vá ao menu no canto esquerdo da tela e clique em “Agendamento/Requerimento”;

  • Em seguida, informe os dados necessário para continuar com o processo e clique em “Continuar sem login” caso não tenha uma conta, ou faço caso possua;

  • Por fim, basta escolher a data, local e horário em que deseja ser atendido para fazer a solicitação.

Ao seguir os passos acima, será feito um agendamento para atendimento em um dos postos do INSS. Ao ir até lá, o cidadão deverá entregar seus documentos de cadastro para poder dar entrada no Auxílio Reclusão 2020.


Documentos de necessários

Quando o seu agendamento INSS 2020 estiver completo, basta ir até o local na hora e data marcadas para ser atendido. Durante o atendimento, é preciso que o familiar do recluso deixe claro que está solicitando o Auxílio Reclusão 2020.

Pois com estas informações, será possível dar entrada no processo de análise da situação de recluso para determinar se sua família poderá ou não receber o Auxílio Reclusão.

Veja abaixo quais documentos levar:

  • RG e CPF de todos os membros da família, incluindo o do recluso;
  • Certidão de Nascimento de todos os dependentes, ou certidões de guarda tutelar;
  • Certidão de casamento ou união estável;
  • E por fim, certidão de cárcere do qual comprova por quanto tempo e motivo de reclusão do detento.

Valor Auxílio Reclusão 2020

Ao se fazer a solicitação do Auxílio Reclusão 2020, o que mais interessa a quem irá receber, será o valor. Este valor será igual ao salário mínimo Federal vigente no ano, o que em 2019 corresponde a R$ 998,00.

Porém, para receber este valor integralmente, o recluso deverá ter contribuído com o INSS ao menos por 18 meses. Caso o tempo de contribuição tenha sido menor, o valor poderá ser reduzido.

Já o tempo de pagamento, será durante todo o tempo em que o detento estiver recluso. Ou até os seus dependentes completarem 22 anos de idade.   

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 10

Auxílio Reclusão 2020: Quem Tem Direito? Valor

Adicionar Comentário