Aposentadoria INSS Por Idade 2020: Novas Regras, Simulação

Mesmo sendo a aposentadoria INSS por idade 2020 a forma mais comum de aposentadoria no Brasil, nos últimos anos a aposentadoria INSS por idade 2020 sofreu bastantes alterações devido a entrada de novos governos no poder. Portanto, para que você fique bem informado sobre as novas regras e saiba quando poderá se aposentar pela sua idade, continue lendo este artigo!    

aposentadoria INSS por idade 2020

Aposentadoria INSS por idade 2020

Aposentadoria INSS

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), é o órgão brasileiro que cuida de toda a parte organizacional das aposentadorias no país, sendo assim, o mais importante órgão público relacionado ao assunto. 

Para assegurar a aposentadoria dos trabalhadores, o INSS 2020 criou várias formas diferentes e com elas, regras que enquadram os brasileiros.

✓  Veja como fazer uma consulta INSS 2020 completa

Dentre esses tipos, a mais comum é a aposentadoria INSS por idade 2020, sendo esta a campeã entre os trabalhadores brasileiros que acabam por fim conseguindo se aposentar baseados em sua idade, do que por qualquer outra razão. 


Aposentadoria INSS por Idade

Durante os últimos anos, várias novas regras foram agregadas ao conjunto de normas pré-existentes que compunham o sistema de aposentadoria INSS 2020.

Com as novas regras aposentadoria 2020 adicionadas a pouco tempo, a idade mínima para aposentadoria dos cidadãos brasileiros foi alterada, tornando-se maior do que se esperava nos anos anteriores.

Regras de Aposentadoria INSS por Idade 2020: 

Este tipo em particular de aposentadoria se divide em duas vertentes, uma sendo direcionada para o trabalhador urbano, enquanto a outra, serve apenas para os trabalhadores rurais. 

Veja as diferenças logo a seguir: 

  • Aposentadoria por idade trabalhadores Urbanos: 

Para um trabalhador urbano se aposentar levando em consideração a sua idade, será necessário primeiramente, que este funcionário tenha uma contribuição mínima de 180 meses de trabalho e as seguintes idades: 

  • Homens: 65 anos de idade; 
  • Mulheres: 60 anos de idade; 

Estas são as idades mínimas para que um trabalhador de meios urbanos deverá ter antes de dar início a solicitação de aposentadoria. 

aposentadoria INSS por idade 2020

  • Aposentadoria por idade trabalhadores Rurais: 

Os trabalhadores das zonas rurais do país, também deverão ter no mínimo 180 meses de contribuição para o INSS para poderem se aposentar por idade, porém, as idades são alteradas, veja abaixo: 

  • Homens: 60 anos de idade; 
  • Mulheres: 55 anos de idade. 

Todo trabalhador rural poderá dar entrada na aposentadoria INSS por idade 2020 com 5 anos a menos do que o trabalhador urbano, sendo incluídas nesta categoria as seguintes pessoas: 

  • Indígenas; 
  • Agricultores familiares; 
  • Pescadores artesanais. 

Assim, todos esses dados foram confirmados pelo Jornal O Globo como regras da aposentadoria por idade com validação para o ano de 2020, veja a seguir:

 A aposentadoria por idade do INSS, atualmente, exige que o trabalhador tenha 60 anos (se for mulher) ou 65 (se for homem) para que seja concedida.

Além disso, é necessário que o segurado apresente, no mínimo, 180 contribuições efetivas para a Previdência Social, ou seja, pelo menos 15 anos de recolhimento.


Simulador de Aposentadoria INSS por Idade

Pelo assunto ser um pouco complexo, o INSS disponibilizou em sua página da internet uma calculadora que irá ajudar o cidadão a fazer uma simulação que irá determinar se ele está apto ou não, para solicitar uma aposentadoria INSS por idade 2020

Veja abaixo como funciona essa calculadora: 

aposentadoria INSS por idade 2020

  • Após entrar na página, vá no menu do lado esquerdo e clique em “Simulação de Tempo de Contribuição”; 
  • Ao aparecer o painel da calculadora, você deverá preencher corretamente com todas as informações necessárias; 

  • Coloque informações como os anos que você contribuiu e seu ano de nascimento; 
  • Por fim, basta clicar em “Simular”. 

Dessa forma, ao fazer esse procedimento, todo o seu tempo de trabalho será calculado e a ferramenta determinará se você está apto para solicitar uma aposentadoria INSS por idade, ou se ainda lhe falta algum tempo de contribuição. 

Por fim, caso deseje ter acesso a informações mais detalhadas, basta clicar em “Detalhar” logo após a simulação, com isso, será feito de forma automática um download do arquivo contendo todas as informações detalhadas sobre o seu caso de aposentadoria.  

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 12

Aposentadoria INSS Por Idade 2020: Novas Regras, Simulação

Adicionar Comentário